terça-feira, 12 de outubro de 2010

O ser humano, por si só, tem seu orgulho e na maioria das vezes não gosta de abrir mão dele. Porém, todos cometemos erros, e para remediá-los, é preciso pedir perdão. Mas o que é mais difícil: pedir ou ceder o perdão?

Pedir perdão necessita abrir mão do orgulho e admitir um erro. Perdoar significa abrir o coração e aceitar que um outro ser humano errou e está arrependido, é dar uma chance para essa pessoa se redimir.

O fato é que perdoar (aos outros ou a si mesmo) é complicado. Dar o perdão não significa esquecer o que passou, mas sim dar uma oportunidade de melhora a alguém ou a alguma situação. Nem sempre estamos preparados para abaixar o dedo que mantemos em riste quando acusamos alguém, nem sempre queremos abrir mão da "razão" que pensamos em acusar.

Às vezes, agimos assim com nós mesmos. Nos culpamos por coisas que já deveriam ter sido perdoadas e amadurecidas. Ou então, fazemos isso com as pessoas próximas a nós porque, em nossa prepotência, pensamos que temos o controle e sabemos de tudo o que a pessoa fará. Mas não sabemos, e ela pode nos decepcionar. Perdoar ou não é uma escolha nossa.

Mas, quando perdoamos, nosso coração se alivia e um peso vai embora. Então é importante exercitarmos sempre o poder do perdão, com os outros e com nós mesmos, para que coisas fúteis e que não nos afetam mais fiquem para trás, junto com quaisquer mágoas e/ou desentendimentos.

Post sem motivo especial, mas tenho tentado escrever sobre assuntos variados aqui. Acho que é uma boa forma de treinar, inclusive para quando tiver que enfrentar uma dissertação. :)
Espero que gostem da proposta!

0 comentários: